s
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
  APRESENTAÇÃO
   
 
 

O Curso de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Tomar iniciou a sua actividade no ano lectivo 1986/87. Tinha como objectivo responder á necessidade de qualificação de técnicos, ao nível do bacharelato, no sector da Construção Civil.

Ao longo da sua existência o Curso tem sido sujeito a reestruturações que têm como objectivo a adaptação à evolução do mercado e das tecnologias.

O actual plano de estudos foi aprovado pela portaria 1554/2005 de 26 de Dezembro, publicada no DR298 – I Série B.

A adequação ao Tratado de Bolonha entrará em vigor no ano lectivo 2007/2008 sem prejuízo dos alunos que ingressem em 2006/2007. O novo plano de estudos continuará a permitir a emissão de um diploma válido para o exercício da actividade profissional devidamente acreditada.

Nesta organização curricular é possível a continuação da formação num segundo ciclo de estudos, mais especializado, conducente ao grau de mestre.

Actualmente está estruturado em semestres e organizado em dois ciclos, como licenciatura bi-etápica. O curso mantém um perfil de banda larga vocacionado para projecto e construção com maior ênfase no que se refere ao domínio dos materiais e da obra.

A sólida formação teórica e prática nas diferentes áreas científicas, nomeadamente Hidráulica, Construções, Geotecnia e Fundações, Estruturas e Planeamento permite aos alunos o desenvolvimento das suas capacidades e competências, proporcionando versatilidade e adaptação às condições do mercado de trabalho.

As principais saídas profissionais consistem no projecto, execução, fiscalização, coordenação e controlo de:

- Obras públicas, nomeadamente edifícios, vias de comunicação, aproveitamentos hidráulicos e saneamento básico;

- Obras privadas, sobretudo edifícios de habitação, edifícios industriais e infraestruturas.

Ao final de três anos os diplomados estão aptos a integrar a carreira técnica do sector da construção civil ou outros com ele relacionados.

A empregabilidade tem sido bastante elevada nas áreas atrás indicadas e em alguns casos exercendo funções na administração de empresas privadas, por conta de outrem ou por conta própria.

O Departamento de Engenharia Civil apresenta salas de aulas modernas com equipamentos adequados à leccionação de aulas teórico práticas e laboratórios que permitem a realização de aulas práticas.

Os métodos pedagógicos adoptados, no que respeita às componentes práticas dos das disciplinas, privilegiam o contacto com o trabalho real, no sector da construção, tornado possível pela realização de visitas de estudo a obras, empresas de construção e laboratórios e através da elaboração de trabalhos de campo em que o alunos acompanham obras ou recolhem informações. Deste modo, os alunos observam os materiais, os equipamentos, os processos e os procedimentos de trabalho.

A ligação á Comunidade processa-se através do Serviço de Apoio ao Exterior nas vertentes estudos, consultoria e ensaios. Os ensaios realizam-se num laboratório especialmente destinado ao Serviço de Apoio ao Exterior com acesso controlado, equipamento adequado, devidamente calibrado e pessoal qualificado. Este laboratório tem implementado um sistema de gestão da qualidade e foi acreditado pelo IPAC para a realização de alguns ensaios.

 
 
   
 
Escola Superior de Tecnologia de Tomar | Estrada da Serra - Quinta do Contador | 2300 - Tomar | Tel: 249 328 170 - Fax: 249 328 106
s